Se fosse um homem de bem, teria morrido

Se fosse um homem de bem, teria morrido – O Evangelho Segundo Espiritismo. Cap. V

Falando de um homem mau, que escapa de um perigo, costumais dizer: “Se fosse um homem bom, teria morrido.” Pois bem, assim falando, dizeis uma verdade, pois, com efeito, muito amiúde sucede dar Deus a um Espírito de progresso ainda incipiente prova mais longa, do que a um bom que, por prêmio do seu mérito, receberá a graça de ter tão curta quanto possível a sua provação.

Por conseguinte, quando vos utilizais daquele axioma, não suspeitais de que proferis uma blasfêmia. Se morre um homem de bem, cujo vizinho é mau homem, logo observais: “Antes fosse este.” Enunciais uma enormidade, porquanto aquele que parte concluiu a sua tarefa e o que fica talvez não haja principiado a sua.

Por que, então, haveríeis de querer que ao mau faltasse tempo para terminá-la e que o outro permanecesse preso à gleba terrestre? Que diríeis se um prisioneiro, que cumpriu a sentença contra ele pronunciada, fosse conservado no cárcere, ao mesmo tempo que restituíssem à liberdade um que a esta não tivesse direito?

Ficai sabendo que a verdadeira liberdade, para o Espírito, consiste no rompimento dos laços que o prendem ao corpo e que, enquanto vos achardes na Terra, estareis em cativeiro.
Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes, o que vos parece um mal é um bem. Tão limitadas, no entanto, são as vossas faculdades, que o conjunto do grande todo não o apreendem os vossos sentidos obtusos. Esforçai-vos por sair, pelo pensamento, da vossa acanhada esfera e, à medida que vos elevardes, diminuirá para vós a importância da vida material que, nesse caso, se vos apresentará como simples incidente, no curso infinito da vossa existência espiritual, única existência verdadeira. – Fénelon. (Sens, 1861.)

Baixe o livro aqui/dowload book

Veja também:

O povo de Israel

Dos Hippes aos problemas do mundo.

PLANEJAMENTOS E VISITA SUPERIOR


2 comentários

Arnoldo Laur · 14 de julho, 2022 às 2:08

Hello my family member! I want to say that this article is amazing, nice written and include almost all significant infos. I?¦d like to look more posts like this .

marizon ilogert · 10 de outubro, 2022 às 1:19

I intended to send you the very little note to say thanks again with your marvelous views you have documented on this website. It’s really surprisingly open-handed with people like you to grant unhampered all that a lot of people could possibly have distributed for an ebook to earn some bucks for their own end, most notably now that you might have done it if you ever decided. These good tips as well acted like a good way to recognize that other individuals have similar zeal just as my very own to realize whole lot more pertaining to this condition. I’m certain there are a lot more fun sessions ahead for individuals that read carefully your website.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *