Sociedade de Divulgação Espírita Auta de Souza (Sodeas) recebeu, no dia 6 de janeiro de 2020, 56 venezuelanos provenientes de Boa Vista (RR). O acolhimento deles na Instituição faz parte de uma parceria junto ao Exército Brasileiro e a ONU (Organização das Nações Unidas) que atuam no Programa Operação Acolhida.
A parceria consiste em dar suporte ao Programa de Interiorização das famílias venezuelanas que buscam uma nova vida no Brasil, Pátria do Evangelho.

Eles ficam por alguns dias na Casa, que, neste caso, funciona como uma Casa de Passagem, ou seja, um local de acolhimento e apoio até que possam seguir viagem aos locais de destinos deles. Essa é a quarta vez que a Sociedade recebe os irmãos venezuelanos e estão previstos outros acolhimentos, pois o Programa da Operação Acolhida continua.

OPERAÇÃO ACOLHIDA
A Operação Acolhida foi criada desde março de 2018 e é uma iniciativa para dar assistência emergencial e acolhimento de venezuelanos que se encontram em situação de vulnerabilidade, devido ao fluxo migratório
provocado pela crise humanitária na Venezuela.

O plano de interiorização é coordenado pelo Governo Federal e a ONU, com apoio de diversas instituições, nacionais e internacionais, ONGs, etc, para identificar locais de acolhida em todo o país e encaminhar os migrantes e refugiados.
Entre as providências, inclui orientação sobre as cidades de destino, organização das passagens, apoio durante o percurso e recepção nos locais de destinos.

Há uma atenção especial às mulheres grávidas e ou com crianças, famílias com filhos, idosos, portadores de deficiências e outros mais vulneráveis.
Os refugiados e migrantes que aderem voluntariamente ao Programa de Interiorização são registrados, possuem documentação do Brasil e são vacinados. Eles também recebem informações sobre as cidades de destino.

O propósito do plano de interiorização é diminuir o impacto da chegada de migrantes e refugiados venezuelanos a Roraima. A mudança para outras cidades possibilita aos venezuelanos novas oportunidades de recomeço, com a integração deles no mercado de trabalho brasileiro, auxiliando, assim, para que tenham uma vida mais digna e que possam contribuir com crescimento econômico das comunidades que os acolhem.

Alguns deles estão indo ao encontro de parentes em outras cidades, outros já estão destinados a empregos anteriormente contatados. Junto com as famílias ou individualmente, milhares de venezuelanos
se sentem compelidos a deixarem a Venezuela por causa da situação de violência, insegurança, falta de alimentos, remédios e serviços básicos no país.

Segundo a ONU, desde 2017, aproximadamente 4,8 milhões de venezuelanos deixaram seu país em meio à crise atual e cerca de 200.000 buscaram uma mudança de vida no Brasil. Cerca de 500 pessoas, diariamente, atravessam a fronteira entre a Venezuela e o Brasil.

VOLUNTÁRIOS EM AÇÃO
A acolhida na Casa de Auta de Souza só é possível graças aos voluntários trabalhadores da Instituição, que ajudam com doações de colchões, alimentos, material de higiene pessoal e também doando de si mesmos no apoio logístico, confecção da comida, café da manhã, lanche, almoço, jantar, etc.

“Hoje é o nosso dia. Agora é o momento.
O auxílio aos outros é a nossa oportunidade.
Auxiliar é a honra que nos compete.”
(Emmanuel, Livro Alvorada do Reino, lição 18).

Sociedade de Divulgação Espírita Auta de Souza
AE 17 Setor D Taguatinga Sul DF
Telefone: (61) 3353.5612
https://www.facebook.com/SociedadeAutadeSouza
https://www.instagram.com/autadesouzabrasilia/

Categorias: Novidades!

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *